Iluminação para espaços de estudo e trabalho!

posted in: Apartamentos, Salas | 0

É indiscutível que a iluminação é um dos elementos decorativos mais importantes na decoração de qualquer espaço! Mas há espaços que pedem sempre mais luz, dependendo das funções que lá se vão desempenhar. Uma das divisões que, normalmente, se associa a espaços airosos e luminosos é a cozinha, exactamente por ser um espaço onde se realizam tarefas miúdas e importantes, como cozinhar (ou até dar a ferro e coser peças de roupa, por exemplo). Outros espaços que pedem muita luz, principalmente natural, são os espaços dedicados tanto ao estudo como ao trabalho, seja para miúdos ou para graúdos!

Iluminação Natural

A iluminação natural é sempre a melhor opção, por duas razões: em primeiro lugar, por uma questão de economia, já que pagar contas também é trabalho e, quanto mais baixas, melhor; e em segundo lugar, porque é sempre mais luz do que a que podes conseguir através de candeeiros.

Espaço para estudar e trabalhar com iluminação natural!
Espaço para estudar e trabalhar com iluminação natural!

Assim sendo, tirar partido da luz natural deve ser sempre um cuidado a ter quando se trata de decorar espaços de trabalho e estudo. E para o fazer, é preciso conhecer bem o espaço e estar consciente das horas do dia em que estuda e trabalha mais ou com maior frequência. Isto porque a luz solar invade as nossas casas em vários ângulos e em diferentes posições ao longo do dia. E quem estudar mais da parte da manhã, não deverá colocar a sua secretária onde a luz bate durante a tarde.



Optar por paredes de cores claras e incluir espelhos nas paredes são formas simples de multiplicar a luz natural de um espaço, principalmente em espaços mais pequenos.

Espaço de trabalho e estudo com janela lateral e candeeiro sobre a secretária!
Espaço de trabalho e estudo com janela lateral e candeeiro sobre a secretária!

Iluminação Artificial

No que toca à iluminação artificial, há uma certa tendência para optar por grande candeeiros de tecto. No entanto, quando é para estudar e trabalhar, o ideal é escolher focos luminosos, com luzes fortes direccionadas para a superfície da secretária, por exemplo. Idealmente, estes focos devem ainda ser ajustáveis, para que possas mudar as suas direcções conforme precisares. Assim tens mais luz onde precisas sem precisar de ligar os grandes candeeiros da casa!

Espaço de trabalho e estudo com focos de iluminação artificial!
Espaço de trabalho e estudo com focos de iluminação artificial!

Leave a Reply